O principal ponto que eu gostaria de destacar é que: o medo não é sinal de fraqueza ou covardia. Muito pelo contrário, ele é uma reação involuntária e natural com a qual o ser humano convive ao longo de vários momentos de sua vida.
O medo é uma emoção normal, uma trava que nos ajuda a pensar nos riscos e consequências antes de fazermos algo, e ele continuará existindo e evitando que você se exponha a grandes riscos, no entanto, em alguns momentos é possível trabalhá-los para que eles não te impeçam de viver.
Por isso, separei algumas dicas para você aprender a lidar com o medo:
- Aceite os seus medos
Tudo começa com um bom processo de aceitação, pois a partir disso você estará pronto para encará-lo e entender como resolvê-lo.
- Cultive pensamentos realistas e positivos
O segredo é confiar em si mesmo e ir atrás do suporte necessário para ultrapassar os seus medos e impedir que eles dominem a sua vida. Para criar um ambiente propício para a superação dos medos é preciso acreditar, pensar e verbalizar essa positividade.
- Fale sobre seus medos
Seja com seus amigos ou familiares, o diálogo é uma maneira de entender que todo mundo tem medos e que você não está sozinho nessa luta.
- Faça terapia
Às vezes algum trauma que você viveu desencadeou um medo que você mesmo não sabe explicar. Por isso, a terapia é uma maneira muito eficaz de trabalhar os seus medos.
Lembre-se que cada pessoa possui uma personalidade e características específicas, e da mesma forma o seu processo levará o tempo necessário, de acordo com sua necessidade.