Espaço Blog

Todos nós experimentamos a ansiedade em algum momento no dia a dia, afinal, ela é uma emoção. Quando precisamos falar em público, em entrevistas de emprego ou quando esperamos por uma notícia. Até certo ponto, a ansiedade é positiva, porque nos leva a uma organização prévia, nos impulsiona a agir.

A ansiedade se torna um problema apenas quando sentida de forma exagerada, com mais frequência e intensidade. E é nesse momento que percebemos a ansiedade patológica, que pode trazer comprometimentos e prejuízos para a nossa vida.

Por isso, separei algumas dicas para você aprender a lidar com a ansiedade:

- Tenha a respiração diafragmática como sua aliada:
Sente em uma cadeira ou deitar de barriga para cima. Coloque os pés paralelos no chão (sem cruzar). Coloque a mão sob o abdome para acompanhar a entrada e saída de ar. Inspire pelo nariz enchendo a barriga de ar, contando até 3. Segure o ar por 3 tempos. Solte o ar devagar pela boca (de 3 a 6 tempos).
Com uma respiração tranquila e ritmada, os batimentos cardíacos também vão se acalmar e você se sentirá mais tranquilo.

- Volte sua atenção para o momento presente:
Preste total atenção em algo que você pode tocar, observe a forma e a textura e mantenha toda a atenção nessa sensação. Você pode explorar os outros sentidos, como a visão, identificando objetos que você consegue visualizar, observando forma, tamanho e cor, como se precisasse descrevê-los para alguém. Além disso, utilizar o olfato e sentir o aroma do ambiente ou objeto específico. Utilizar a audição para captar os sons que tem no ambiente, como o barulho do ar condicionado ou canto dos pássaros. Fazendo isso, você desvia a atenção daqueles pensamentos repetitivos e negativos que te deixam ansioso.

- Cuide do seu corpo:
O que você come também pode interferir nos sintomas ansiosos. Alimentos ricos em açúcar e cafeínados precisam ser evitados se você está se sentindo muito ansioso. Além disso, a liberação de endorfina proporcionada pelos exercícios físicos ajuda a reduzir a ansiedade, melhorar o sono e a diminuir o estresse. Então, coma bem e se exercite regularmente.

Últimas postagens