Espaço Blog

A maioria das pessoas sabe que a terapia faz bem e no mínimo já ouviu falar sobre os benefícios que pode trazer. Ainda assim, muitas não sabem o que fazer durante as sessões, o que falar, como agir ou o que esperar delas.

É importante lembrar que cada pessoa é única, por isso o acompanhamento psicológico deve ser correspondente às particularidades de cada um. Porém, existem algumas atitudes que você pode adotar para aproveitar ao máximo os benefícios da terapia.

Por isso, separei algumas dicas para você. Vamos entender?

- Esteja aberto:
A terapia é um lugar seguro e sem julgamentos, ou seja, questões morais e éticas não entram. Mostre o melhor e o pior de você, o seu psicólogo não irá julgá-lo.

Envolva-se:
Para que a terapia funcione, você e o psicólogo devem trabalhar juntos. Mais do que relatar seus sentimentos e dores, você deve ir a fundo no seu ser.

Seja paciente:
As mudanças levam tempo e a terapia faz parte do processo. Por isso, seja paciente consigo e aproveite esse momento.

Seja sincero:
É normal sentir vergonha de certos pensamentos ou atitudes, mas você precisa ser sincero com o seu psicólogo para que ele possa ajudá-lo.

Não se assuste:
Costumo dizer aos meus pacientes que é como arrumar um guarda roupa, que há tempos não é organizado. Nesse processo nos deparamos com caixas com lembranças agradáveis e recordações desagradáveis. Mas, você precisa entender que, abrir essas caixas e lidar com que tem dentro é necessário para o processo. A maioria das pessoas sabe que a terapia faz bem e no mínimo já ouviu falar sobre os benefícios que pode trazer. Ainda assim, muitas não sabem o que fazer durante as sessões, o que falar, como agir ou o que esperar delas.

Qualquer processo de transformação é difícil. Demanda tempo, energia e muita entrega, mas os resultados são indiscutíveis. Por isso, faça terapia.

Últimas postagens